8 de setembro de 2013

Roma - um pouco da cidade

Se você estiver vindo de algum outro país europeu, talvez estranhe um pouco. Roma tem um pouco do jeitinho brasileiro: as pessoas falam alto e gesticulam pra conversar, alguns taxistas tentam dar uma de espertos e falam que o taxímetro está quebrado à noite, as pessoas entram no ônibus e não validam nenhum ticket (e não vi ninguém pra fiscalizar...) é meio várzea e por isso não é difícil "se sentir em casa".

É com certeza a cidade que mais tem história e você anda pela cidade e passa ao lado de tudo o que viu nos livros e nos filmes.
A cidade é toda plana, se empolgando dá pra andar de uma ponta a outra só no primeiro dia. 

A comida é fácil de agradar, os sorvetes são deliciosos...E lembre-se de que pode tomar à vontade a água das bicas de Roma e simpaticamente, os restaurantes deixam uma garrafa de água na sua mesa sem custo. Aproveite pra comer bem!

Algumas dicas do que não fazer:

Fazer o pedido em um restaurante sem verificar os preços no cardápio antes: Quando você estiver em um restaurante, sempre peça o menu, principalmente se o garçom começou a dizê-lo em voz alta. Lembre-se ou anote o preço do que você pediu para verificar a conta no final. Não chegue já sentando na mesa, os preços são diferentes dos praticados no balcão.

Entrar em um ônibus sem a passagem: As passagens de ônibus devem ser comprados antes do embarque e deve ser timbrado/validado no mesmo na primeira corrida, senão arrisca-se uma multa. Aliás, sempre valide os tickets de transporte, se um fiscal aparecer ( não vi nenhum, mas não é bom tentar a sorte em euros, né?) você pode ter que pagar mais de 200 euros por essa bobeira. Não há exceções, mesmo para os turistas.

Tomar um táxi e deixar o motorista perceber que você não sabe o caminho até o seu destino: Tente perguntar quanto custará a corrida antes do embarque.

Pegar o troco, sem verificá-lo, depois de pagar a alguém: não o pegue até que esteja certo. Se não estiver, fique olhando para ele até ele dizer: "opa... desculpe...".

Na Piazza di Spagna, JAMAIS pegue as rosas ou fitinhas dos comerciantes que estão te dando de "presente", eles chegam e ENFIAM a rosa na tua mão e depois ficam esperando seus euros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário